Foi vítima de empréstimo fraudulento? O que fazer?

stock.adobe.com
Compartilhe

“Novos tempos, novos golpes, é dessa forma que vamos lidando dia após dia com novas demandas envolvendo uso de dados pessoais para fraudar o perfil dos clientes junto às instituições financeiras das quais são clientes.

Muitas pessoas vêm sendo pegas de surpresa com descontos diretamente em conta corrente bancária. Parece padrão das instituições financeiras imediatamente rechaçar qualquer responsabilidade.

E aí, o que fazer?

Imediatamente, ligar para o SAC (Serviço de Atendimento ao Consumidor) e solicitar um número de protocolo. Não confunda com central de atendimento! São serviços de apoio diferentes, sendo o SAC por lei obrigado a fornecer um número de protocolo e guardá-lo por 90 dias!

O Protocolo serve para alguma coisa? Sim, muitas! Não só para provar ao juízo sua boa-fé em tentar resolver o problema de modo amigável, como também utilizar o próprio canal do popularmente conhecido Bacen (Banco Central do Brasil).

Sim, o Bacen é uma ferramenta poderosa, pois tem a atribuição de fiscalizar e monitorar o sistema financeiro, e muitas vezes uma advertência à agência resolve o problema, ou ainda, o próprio protocolo da reclamação servirá como uma prova de tentativa de resolução administrativa do problema.

Para registrar as reclamações no Bacen, acesse o link:

https://www.bcb.gov.br/acessoinformacao/registrar_reclamacao

Clique no botão “registrar reclamação” e relate o problema, incluindo o número do protocolo do SAC da instituição financeira e as imagens com os descontos no extrato.

Por falar em extrato, atenção ao seu extrato! Muitas vezes, os descontos do empréstimo fraudulento vêm acompanhado do número do contrato! Esta é uma importante prova que deve ser solicitada ao banco. Afinal, tanto será possível checar se houve uma falha sistêmica do seu banco ou fraude na autorização expressa, isto é, assinatura digital ou física falsa utilizando seus dados pessoais!

O Banco se negou a fornecer o contrato de empréstimo? Reclame novamente ao SAC, não se preocupe com a quantidade de protocolos, tudo será utilizado como prova se a resolução do caso demandar uma ação judicial.

E principalmente, não use o dinheiro creditado na sua conta pelo empréstimo fraudulento!

Principalmente aos pensionistas, reclamar ao INSS ou fazer um boletim de ocorrência terá efetividade praticamente nula. Seja um empréstimo pessoal ou consignado, o mais importante é tentar resolver com os canais corretos como os citados acima, e em último caso, juntar os protocolos para uma ação judicial contra a instituição financeira.

Ao advogado, sempre importante checar a origem do empréstimo, pois não só há responsabilização da instituição financeira que permitiu os descontos, mas quando o contrato tiver origem em outra instituição ou cooperativa de crédito, importante verificar se existem mais casos contra a mesma na região ou ainda Brasil à fora.

Gostou? Compartilhe o artigo!”

Por: Rafael C. Lopes

Compartilhe

1 thought on “Foi vítima de empréstimo fraudulento? O que fazer?”

  1. A fascinating discussion is definitely worth comment. I do think that you ought to publish more about this topic, it may not be a taboo subject but typically people dont speak about such issues. To the next! Many thanks!!

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *