Golpe de Vendas de carros na OLX

Imagem de Ralphs_Fotos por Pixabay
Compartilhe

Fui vítima deste golpe, o que posso fazer?

GOLPE DA OLX (VENDA DE CARRO)

“Você já deve ter ouvido falar sobre o golpe da OLX em que envolve a venda e compras de carros, ou até mesmo já ter sido vítima.

Se porventura, você foi vítima ou conhece alguém que caiu nesse golpe, leia este artigo até o final e saiba o que fazer para tentar reaver o seu bem ou valor perdido.

Mas afinal, como funciona o golpe??

Funciona da seguinte forma: O proprietário de um veículo, faz um anúncio no site de vendas (OLX), onde um golpista ver o anúncio e se mostra interessado na compra, no entanto, durante o contato ele informa que está comprando o veículo para pagar um dívida com um sócio, um amigo, ou até mesmo um parente.

Neste intermédio de tempo, entre as tratativas de negociação, ele cria um novo anúncio com o mesmo veículo, anunciando por um valor mais baixo.

Então, surge um novo interessado, que na maioria dos casos é outro inocente e vítima, então o golpista negocia toda a transação com o verdadeiro proprietário e agenda para esse e o outro interessado se encontrem e concretizem a venda.

Ao verdadeiro proprietário ele informa que quem irá ver o veículo é seu sócio, amigo ou parente, e, ao comprador ele informa que também trata-se de um outro conhecido, pede ainda que um não comunique ao outro sobre este ter participado, por alguma desculpa de dívida ou desconto.

O possível comprador transfere o dinheiro para uma conta repassada pelo golpista, por achar que este é o verdadeiro proprietário do veículo, e o verdadeiro proprietário entrega a documentação de transferência para o comprador e recebe do golpista um falso comprovante de depósito ou transferência que nunca se concretiza.

Na maioria dos casos, ambos saem perdendo, tanto o verdadeiro proprietário, quanto o comprador, mas também há casos em que o comprador também está envolvido.

Mas o que é possível fazer para reverter a situação??

Por se tratar de um crime, possivelmente de estelionato, previsto no Código Penal Brasileiro, o primeiro passo a ser feito é dirigir-se à delegacia e registrar um boletim de ocorrência.

O segundo passo, o qual considero mais importante, é realizar a contratação de um advogado, para que possa orientá-lo melhor e auxiliá-lo, pois, você irá precisar de ajuda!!

O terceiro passo, este será seguido por seu advogado, pois será necessário, que junto à delegacia, este solicite que seja aberto um inquérito para investigar a participação dos envolvidos, pois a casos que estão envolvidos além do golpista que intermediou a venda, o possível comprador e, despachantes, que ficam responsáveis por acompanhar as transferências dos veículos.

Com abertura de um inquérito para investigar melhor o caso, o advogado recolherá todas as informações necessárias e ajuizará uma ação cível, com um pedido liminar, para que o juiz que irá analisar o caso, conceda a liminar e o veículo seja apreendido, no intuito de evitar uma depreciação do bem, que por muitas vezes se tratar de quadrilhas especializadas, acabam levando estes veículos para desmanches, e as chances de reavê-los se torna quase que impossível.

Além disso, o advogado poderá nesta ação cível, incluir no polo passivo da demanda, a empresa do site de vendas (OLX), pois já existem precedentes que consideram também o site como responsável, por não garantir e não fiscalizar essas possíveis transações. E além disso, as vítimas poderão ser ressarcidas pelos danos materiais, como também há possibilidades de uma possível condenação por danos morais.”

Por: Diógenes Soares

Compartilhe

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *