Pagamento adiantado para liberar empréstimo: GOLPE

Imagem de Raten-Kauf por Pixabay
Compartilhe

Não acredite em tudo que vê, desconfie. Confira aqui cuidados para não cair no golpe do adiantamento.

“A internet revolucionou o meio de fazer negócios, entre eles, a contratação de empréstimos e financiamentos, sobretudo, de veículos. Porém, a inovação trouxe consigo várias oportunidades para aplicação de golpes de diversas maneiras.

Vou lhes contar uma pequena passagem, para que não caiam no conto do vigário.

Há cerca de 20 dias, uma cliente procurou nosso escritório buscando a solução para seu problema: viu em um anúncio em um grupo do Facebook, uma moto a venda através de um financiamento, com o termo condições especiais para negativados, o que nos chamou a atenção. Afinal, sabe-se que o “nome limpo” é uma condição exigida logo no início da negociação para quem busca crédito.

Caso não fosse necessário, qual seria o papel dos órgãos de proteção ao crédito, como SPC/Serasa?

Ocorre que, tentada pela oportunidade oferecida no anúncio, nossa cliente foi até a sede da suposta empresa que ofereceu o crédito, e pagou adiantado, o valor de R$ 1.500,00 a título de “taxa para tentativa de aprovação”, e foi informada pelos golpistas que o empréstimo lhe seria concedido em 10 dias.

Passados os 10 dias, nossa cliente entrou em contato por telefone, que sequer foi atendido. No dia seguinte, ela se dirigiu até a sede, onde havia pago o valor de “entrada”, e a informaram que o financiamento não havia sido aprovado, e que não iriam devolver seu adiantamento.

Foi aí que a orientamos para que realizasse um boletim de ocorrência pelo crime de estelionato, o que, mesmo com sorte, não colocaria o dinheiro e volta em seu bolso.

Ingressar com uma medida judicial para obter seu dinheiro de volta seria uma saída, caso se tratasse de uma empresa séria e com liquidez: no caso em questão, a empresa tinha somente um CNPJ. Não havia em seu registro qualquer carro ou imóvel, que pudesse garantir a devolução do valor pago à nossa cliente. Na verdade, não se sabe sequer se este era realmente seu CNPJ, uma vez que os dados de uma empresa é de fácil acesso no “google”. Resumindo: prejuízo.

Chamo a atenção de vocês para o seguinte ponto: uma empresa séria não solicita pagamento para liberação de empréstimo. Qual seria a razão, então, que pela qual você contrataria um empréstimo, se tem condição de pagar adiantado para a incerta liberação de qualquer valor?

Todos os dias clientes nos procuram por caírem em diferentes golpes, os quais conseguimos em diversos casos, reverter.

A questão é: desconfie de tudo e de todos, não pague NADA adiantado, e tome cuidado. Novos golpes são aplicados todos os dias.”

Por: Luiz M. S. C. Rousseau de Castro

Compartilhe

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *